Páginas

terça-feira, 21 de junho de 2011

Animais Ameaçados

NOME Águia-americana
FILO: Chordata
CLASSE: Aves ORDEM: Falconiformes
FAMÍLIA: Accipitridae
GENERO: Haliaeetus
COMPRIMENTO: 78 cm
ENVERGADURA: 1,8 m a 2,25 m
PESO: Acima de 4 kg
ASAS: quadrangulares com extremidades penteoladas
ALIMENTAÇÃO: animal oportunista, come presa viva ou carne putrefada. O peixe compõe a maior parte de sua dieta, mas também come pequenos mamíferos, pássaros e répteis.
NINHO: A águia-americana constrói seu ninho na copa de árvores, utilizando galhos, gravetos e grama seca. A cada ano que passa a águia vai aumentando o seu ninho.
NINHADA: de 1 a 4 ovos
COMPORTAMENTO: Elas formam casais permanentes e quando os filhotes conseguem voar e caçar sozinhos, são expulsos do ninho pelos pais que lhes negam alimento.

NOMEA:Águia dourada
FILO: Chordata
CLASSE: Aves
ORDEM: Falconiformes
FAMÍLIA: Accipitridae
Comprimento: 30-40
Peso: 4 a 6 kg.
Envergadura: 6-7 ft
Ninhada: de 1 a 4 ovos (normalmente 2)
Período de incubação: 35 a 45 dias
Características físicas: As asas são grandes e arredondadas. Machos e fêmeas são semelhantes na aprência, porém, as fêmeas são maiores que o macho. A Plumagem do adulto, se forma entre os 4-6 anos de idade, é largamente marrom, escurecendo mais próximo às asas. O rabo é marrom cinzento. Debaixo das asas aparece um castanho cinza, enquanto a cabeça, corpo e penas menores no das asas são escuras. As penas da cabeça e nuca de seu pescoço são marrom dourado, por isso o seu nome águia-dourada. Os olhos de adultos são marrom escuro. Seu bico e garras são pretas, enquanto os pés são amarelos. As pernas são emplumadas até os dedão do pé.
Alimentação: Sua dieta inclui mamíferos principalmente pequenos como coelhos e lebres como também roedores maiores.
Aproximadamente 20% da dieta são compostos de pássaros e répteis. Foram vistos águias douradas capturar pássaros voadores grandes como gansos. Eles também foram vistos, ocasionalmente, comendo carne putrefata. Suas comidas habituais- são: -coelhos, marmotas, e esquilos. Um casal de águias caçará freqüentemente juntos; um persegue a presa para esgotamento, e o outro desce rápido e pega a presa. Um pássaro pode levar até 8 libras em vôo. A águia dourada ficou conhecida por mergulhar para pegar sua presa a velocidades calculada de 150-200 mph.
Reprodução: Estação de cria começa em meio-janeiro e continua em maio - setembro, entretanto pode variar de acordo com região geográfica. Cada casal pode ter até 10 ninhos, mas só 2-3 são usados em rotação. Alguns casais usam o mesmo ninho cada ano, enquanto outros usam os ninhos alternando os anos. O mesmo ninho pode ser usado por gerações. O ninho normalmente é construído em um precipício alto, entretanto podem ser usadas árvores se precipícios não estão disponíveis. O local de ninho preferido é onde a presa pode ser avistada facilmente. O ninho pode ser enorme se o local permite. Alguns ninhos de precipício mediram 8-10 pés por e 3-4 pés profundamente. É volumoso e é composto de varas, ramos, raizes, ervas daninhas, e mato. A fêmea é responsável pela maioria da incubação, entretanto o macho freqüentemente ajuda. Eles podem botar 1-4 ovos, entretanto dois são muito comuns. Os ovos são branco sujo e manchado ou manchado com marrom ou marrom avermelhado. A Incubação dura durante 35-45 dias. Os filhotes que nascem primeiro e são mais fortes, frequentemente matam ps irmãos menores e mais fracos e, os pais não interferem. Entretanto o filhote é dependente de seus pais durante 30 dias ou mais.
Comportamento:As Águias douradas formam casaisa, e um casal precisa até 35 milhas de território para caçar. Um pássaro pode levar até 8 libras durante vôo. Pode voar até 80 mph, entretanto a velocidade comum é 28-32 mph, e foi dito que mergulha a velocidades de 200 mph para pegar uma presa que avistou. A maioria das águias douradas no Alasca e Canadá viajam para o sul no outono quando a provisão de comida começa a faltar no norte. Mas nem todas as águias migram; alguns ficam no Alasca, Canadá meridional, e o E.U.A. do norte.
Habitat:A Águia Dourada existe na Eurasia e África do Norte e na América do Norte. O alcance de procriação na América Norte inclui o México norte-central, os Estados Unidos ocidentais como como Dakotas, Kansas e Texas, também o Alasca, e pelo norte do Canadá. Não existe nenhum registro de ninhos em Minnesota. Durante o inverno eles podem ser achados no Alasca meridional e Canadá, os Estados Unidos ocidentais e México. São vistas alguns Águias Douradas em Minnesota todos os outonos durante migração e ocasionalmente no rio Mississippi durante o inverno.
As águias douradas são protegidas pelo governo dos Estados Unidos e, são conisderadas ameaçadas de extinção. A caça, a elimininação de presas por alteração do habitat natural e o envenenamento por mercúrio são os fatores principais que limitam as populações dessa ave. As águias -douradas abandonam seus ninhos durante a incubação se foram pertubadas.
 NOME: Maracajá
FILO
: Chordata
CLASSE: Mammalia
ORDEM: Carnívora
FAMÍLIA: Felidae
CARACTERÍSTICAS:
COMPRIMENTO
: 60 cm, mais 40 de cauda
A fêmea é menor que o macho.
Peso: Alcança entre 3 a 5 kg
Ocorrência Geográfica: Em todos os estados brasileiros
Categoria/Critério: Espécie ameaçada pela destruição de habitat caça ilegal, área de distribuição restrita, populações pequenas.
Descrição: Dorso amarelo-queimado e acinzentado na cabeça. Linhas e manchas arredondadas e listras negras distribuídas pelo corpo. Anéis completos na metade final da cauda. Alto da cabeça e lados da cara amarelados. Possui manchas brancas sob os olhos e na parte externa das orelhas. Orelhas redondas. Olhos muito grandes.
Hábitos: Sobe com facilidade em árvores e é a única espécie que desce com a cabeça para baixo como os esquilos. Espécie primordialmente noturna, terrestre e arbórea, solitária.
Alimentação: Alimentam-se de pequenos mamíferos, aves e répteis. Ocorre em matas pouco perturbadas em todo território nacional, exceto região Nordeste.

Nome Águia-pesqueira 

FILO: Chordata 
CLASSE: Aves 
ORDEM: Falconiformes 
FAMÍLIA: Pandionidae 
Envergadura: até 1,70 m
Alimentação: Alimenta-se exclusivamente de peixes. 
Ninhos: feitos de galhos secos, algas e musgo, são construídos no alto das árvores ou sobre os rochedos. Aí a fêmea choca seus quatro ovos durante cinco semanas. 
Filhotes: 4 ovos 
Tempo de incubação: 5 semanas 
Tempo de permanência dos filhotes no ninho: 30 dias
Habitat: Vive na parte ocidental da América do Norte, América Central e Antilhas, de onde emigra para a América do Sul. Habitam as regiões costeiras ou próximas de lagos e rios. No fim do verão, as águias-pesqueiras deixam a região onde reproduzem e partem parq o sul. Mas, na primavera seguinte cada casal vem procriar exatamente no mesmo lugar. 
Características físicas: As águias-pescadoras ou marinhas têm bicos mais longos e pesados que os das águias-reais. Além disso, carecem de penas na parte inferior das patas. A barriga é branca, asas escuras e possuem uma faixa escura do olho à nuca.

Ao contrário da maioria das aves pescadoras, que apanham os peixes com o bico, a águia-pesqueira, ou aurifrísio, como também é chamada, pega-os com suas garras de unhas compridas e dedos escamados e rugosos. Assim, depois do vôo em mergulho - às vezes, de mais de 100 m de altura, a águia-pesqueira precisa se endireitar para agarrar o peixe.
Dizimada pelos caçadores, envenenada pelos inseticidas absorvidos pelos peixes, a águia-pesqueira é, além disso, vítima dos ladrões de ovos (gralhas, gaivotas e colecionadores). por isso, é cada vez mais rara na Europa e na América do Norte.



NOME: MICO LEÃO DE CARA DOURADA
Ordem: Primata.
Família: Callithricidae.
Habitat: Sul da Bahia e Norte do Espírito Santo.
Distribuição geográfica: Brasil. Vivem em estado selvagem apenas nos restos de mata que sobraram no sul da Bahia.
Tamanho: cerca de 17 a 50 cm e a cauda, de 23 a 39 centímetro.
Peso: O peso varia de 210 a 590 gramas.
Pelagem: A pelagem é longa e macia. É significativamente preto com a cabeça, nádegas, superfície mais alta da cauda, antebraço, mãos e pés dourados.
Longevidade: 15 anos
Maturidade: Fêmea- 18 meses, Macho- 24 meses
Época reprodutiva: Setembro a março
Gestação: 125 a 132 dias
Nº de filhotes: 1 a 3. O filhote quando nasce é assistido tanto pela mãe quanto pelo pai.
Peso filhote: 60 g
Alimentação: Pequenos animais, insetos, frutas e ovos de pássaros.
Curiosidades: Geralmente viaja em pequenos grupos.
Hábitos: Pula de árvore em árvore com muita agilidade. Se abriga em ocos de árvores e em rochas.
Ameaça
de Extinção: Devido às capturas ilegais para a venda a comerciantes inescrupulosos e, ao intenso desmatamento no seu habitat, este pequeno macaco está gravemente ameaçado de completa extinção



Nome: Muriqui
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Primatas
Gênero: Brachyteles
Familia: Atelidae
Ameaça de extinção: A espécie está seriamente ameaçada de extinção, classificada como em alto risco pela IUCN(1978), e USDI(1980) - apêndice 1 das CITES. Isto ocorre pela caça ilegal e pela destruição dao habitat natural. Ele só é encontrado nos remanescentes da Mata Atlântica do Sudeste do Brasil.
Distribuição Geográfica: Mata Atlântica sensu latu Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo.
Ocorrencia: A área de distribuição do muriqui abrangia o sul do estado da Bahia passando pelos estados do Espirito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais indo até São Paulo, possivelmente ocupou também o Norte do Paraná. Pode ser encontrado habitando matas primárias e secundárias. Atualmente sua população ocupa pequenos fragmentos sendo a maior população conhecida concentra-se no Parque estadual de Carlos Botelho contudo outros estudos são fundamentais para o conhecimento preciso do tamanho de sua população e de sua real área de distribuição atual. Não existem registros recentes da espécie no estado da Bahia. Há registros da ocorrencia da espécie no Parque Nacional do Caparaó (MG/ES), Reserva biológica Augusto Ruschi (ES), Parque Estadual da Serra do Mar, Núcleo de Cunha, Estação Ecológica da Jureia-Itatins, Parque Estadual de Carlos Botelho, Fazenda Inter-Vales, no Estado de São Paulo e Estação Biológica do Sossego, Estação Biológica de Caratinga, Parque Estadual do Rio Doce em Minas Gerais.
Características físicas: Maior primata das Américas, endêmico da Mata Atlântica. A cabeça é redonda, o corpo é pesado, os membros são longos e esbeltos; o rabo é mais longo que o corpo, desnudo em baixo perto da ponta, e preênsil.

Pelagem: espessa de coloração amarelada
Cauda: longa preênsil, com terço final desnudo, servindo de superfície táctil e preensora.
Comprimento: Corpo 46 a 63cm. Rabo 65 a 80cm.
Peso: 12kg (fêmeas) e 15kg (machos).
Locomoção: Seu principal modo de locomoção é através da braquiação, realizada através dos membros e mãos alongadas. O polegar é vestigial ou ausente, e a mão é utilizada como gancho.
Alimentação: Estudos mais detalhados por Milton (1984, 1985) observou que os Muriquis gastam mais de 50 por cento de seu tempo forrageando e alimentando-s de folhas. Também se alimentam de frutas e flores.É um animal que tem características próprias de frugívoros e de folívoros
População: Aproximadamente 700 to 2,000 animais (Martuscelli, et al. 1994).
Estilo de vida: De acordo com Torres de Assumção (1983) o grupo varia e são encontrados animais de acordo com a distância em que eles percorrem: 7 ou 8 indivíduos em 170 ha., 13 em 105 ha., 12 em 217 ha., e 30 em 580 ha. O grupo com 13 macacos possuem 4 machos de adulto, 4 fêmeas de adulto, e 5 jovem.
Os machos permanecem nos grupos que nascem durante toda a vida, eles são intolerantes com os machos de outros grupos. Segundo Milton (1984, 1985) diariamente movimentam-se durante uma hora e percorre uma média aproximada de 630 metros.
A moradia das fêmeas é calculado para cobrir aproximadamente 70 ha., inclusive uma área de 4 ha. onde o animal descansa freqüentemente e dorme. Não há nenhuma defesa territorial, entretanto há uma hierarquia de domínio entre fêmeas, e machos são dominantes a fêmeas.
Nº de filhotes: O Muriqui dá à luz a um único filhote. 
Nome vulgar: MUTUM PINIMA
Classe: Aves
Ordem: Galliformes
Família: Cracidae
Nome científico: Crax fasciolata
Nome inglês: Bare faced curassaw
Distribuição: Brasil (Paraná, Norte do Maranhão, leste e sul de Goiás, Oeste de Minas Gerais e Panamá)
Habitat: Zonas tropicais
Hábitos: São monógamos. O macho dá comida à femea
Longevidade: 40 anos
Maturidade: 2 anos
Época reprodutiva: Setembro a Janeiro
Incubação: - 33 dias
Nº de filhotes: 2 a 4
Alimentação na natureza: Predominantemente frugívoros; sementes e restos vegetais, folhas e brotinhos
Alimentação em cativeiro: Ração, agrião picado, carne moída, cenoura ralada, milho inteiro




Nome Vulgar: BUGIO
Nome em inglês: Red Howler Monkey
Nome Científico: Alouatta seniculus
Outros Nomes: Guariba, barbado bugio e roncador.
Classe: Mammalia
Ordem: Primates
Família: Cebidae
Distribuição: Ocorrem desde as matas costeiras do sul do México até o Chaco e o sudeste brasileiro
Habitat: Uma variedade de ambientes que vai da floresta tropical úmida aos campos cerrados.
Hábito: Diurno
Comportamento: Grupo de até 10 indivíduos
Longevidade: 20 anos
Maturidade: Fêmea - 4 a 5 anos, Macho - 6 anos
Época reprodutiva: Durante todo o ano
Gestação: 4 a 5 meses
Desmame: 1,5 a 2 anos
Nº de filhotes: 01
Características: O corpo é forte e maciço. A cabeça, também maciça, nos machos parece ainda maior, devido aos longos pêlos que revestem o queixo, (por isso ele também é conhecido como macaco barbado) e ao grande desenvolvimento do osso hióide, em forma de cápsula, que funciona como caixa de ressonância. A cauda é muito musculosa, com a porção inferior da ponta desprovida de pêlos e dotada de grande sensibilidade. Enrola-se firmemente nos galhos e funciona como um quinto membro, sustentando o corpo por longos períodos de tempo, por exemplo, enquanto o animal se alimenta.
Cor: Sua coloração varia do preto ao vermelho. Em uma das espécies, encontrada no Brasil central (Alouatta caraya), os machos são completamente negros enquanto que as fêmeas e os filhotes apresentam colorido castanho-oliváceo (veja a foto ao lado).
Peso adulto: 5 a 9 Kg
Tamanho: até 70 cm de comprimento
Peso filhote: 120 a 130 g
Alimentação na natureza: Folhas e frutas
Alimentação em cativeiro: Frutas diversas, verduras e iogurte
Causas da extinção: Tráfico de animais. A espécie encontra-se ameaçada de extinção, principalmente devido à destruição de seu hábitat e também à caça

Nome: ONÇA PINTADA
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Felidae
Distribuição: Ao sul dos EUA, México, América Central e América do Sul (Noroeste da Argentina)
Habitat: Florestas e savanas
Hábito: Noturno
Comportamento: Solitário e territorialista
Longevidade: 20 anos
Maturidade: 3 a 4 anos de idade
Época reprodutiva: Durante todo o ano
Gestação: 93 a 105 dias
Nº de filhotes: 1 a 4 filhotes
Peso adulto: 36 a 158 Kg
Peso filhote: 700 a 900 g
Alimentação na natureza: Aves, Mamíferos
Alimentação em cativeiro: Carne
Causas da extinção: Caça e destruição do habitat


Nenhum comentário:

Postar um comentário